Tuesday, March 1, 2016

As Feiras em Argoselo



Em Argoselo realiza-se uma feira todos os dias 23 de cada mês do ano. Já foi verdadeiro acontecimento de relevo na vida da população de Argoselo.

De facto, antigamente a feira constituía importante fonte de abastecimento dos lares onde se encontrava de tudo.

Mas o cenário foi mudando: surgiram os pequenos estabelecimentos da aldeia onde normalmente também se vendia tudo o que era essencial.


Depois o desenvolvimento económico e social, sobretudo nas últimas três décadas, trouxe outra realidade: surgiram os mini e os supermercados, mais tarde os hipermercados na cidade de Bragança que, a par da melhoria nas acessibilidades, vieram alterar muito os hábitos. A feira está hoje longe dos tempos gloriosos de outrora e quanto mais pequeno é o meio em que se realizam pior.
Argoselo, para além da feira mensal (mesmo sem o fulgor de outros tempos) também promove a feira anual da Rosquilha.


Coincidindo com a elevação a Vila e as Festas da Pascoa, a diversidade marca esta Freguesia do concelho de Vimioso, onde há onze anos com a participação de vários expositores mostram os produtos e sabores de Argoselo e concelho, nomeadamente azeite, mel, enchidos, frutícolas, cutelaria e artesanato, sendo a marca em destaque a Rosquilha. Também não falta muita animação onde faz parte do programa com música tradicional, folclore e banda de música.

Com a realização desta feira durante dois dias, segundo a Junta de Freguesia pretende dar visibilidade e gerar oportunidades de negócios para os produtores agrícolas e artesãos locais e da região, possibilitando, desta forma o desenvolvimento do setor primário e, simultaneamente, promover os seus produtos.


Este objetivo é dar vida à nossa Vila e gerar mais-valias para a comercialização dos seus produtos.
Esta é aposta da junta de freguesia em criar outros eventos similares que gerem o interesse de quem visita a Vila de Argoselo.

Retirado de BLOGUE SÃO BARTOLOMEU FREIXAGOSA (http://bartolomeuargoselo.blogspot.pt/2016/02/as-feiras-em-argoselo.html)

No comments:

Post a Comment

Número de visitantes